logo RCN

Patinhas do bem: o amor de quatro patas

O grupo patinhas do bem surgiu a seis anos, contando com cinco pessoas que gostavam, e queriam ajudar os animais. Atualmente, o grupo conta com cerca de 30 voluntários, desenvolvendo diferentes formas de ajuda. Averiguam casos de maus-tratos, casos de pessoas que não tem condições financeiras com animais machucados, divulgações de adoção, retirada de animais de ruas, dentre outros.

Nos casos de maus-tratos é necessário haver provas, de vídeos ou fotos, para assim tentarem resolver a situação. As vezes conversando, as vezes somente acionando e pedindo auxilio da polícia. Toda pessoa pode, e deve denunciar os maus-tratos, existem leis para esse tipo de ação. (Lei 1.095/2019, aumenta a punição para quem praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais. Conforme a nova legislação, a pena agora vai de dois a cinco anos de prisão, além de multa e a proibição de guarda de novos bichos.)

Para denunciar um caso de maus-tratos aos animais basta comprovar e ir a uma delegacia realizar um boletim de ocorrência, essa ação é imprescindível para a resolução, e muitas vezes salvação do animal.

Casos de abandono são frequentes, e complicados, a ONG (Organização Não Governamental) se dispõe com a ajuda da população em lares temporários, para assim removerem o animal da rua, da sede, fome, chuva e calor. Quando recebem um pedido de ajuda, é a primeira ação feita pelos voluntários. Logo após tentarem encontrar um lugar para acolher, os animais são levados para clínica para uma avaliação caso necessário, e ele fica no lar até encontrar um adotante.

A ONG também auxilia na divulgação de animais que estão disponíveis para adoção. Qualquer um pode entrar em contato e divulgar um animal, para que ele encontre uma família que possa dar tudo que o animal precisa.

 Para arrecadar fundos, os voluntários realizam a venda de pizza, em parceria com a Boníssima Panificadora, venda de kit's de chimarrão, atualmente também contam com uma rifa, para pagamento das clínicas, além de ter também uma vakinha online para compra de casinhas para os animais de rua que precisam.

Além de todas as ações para arrecadação, eles criaram um projeto chamado "apadrinhe um animal", que consiste em recebe-lo em um lar temporário, ou custear seus gastos em clinicas.

Para apadrinhar um animal basta entrar em contato com o perfil do Instaram da @patinhasdobem_pzo, e fazer o bem.


Anterior

Acip/CDL promove café palestra conectado

Próximo

Biciquétinha: a pequena empresa Pinhalense que se destaca cada vez mais

Deixe seu comentário