logo RCN

Pinhalense viaja ao litoral de bicicleta

  • Diogo Berghahn -

Segundo o atleta, foram sete dias de viagem

O ciclismo, atualmente, é uma das atividades físicas mais praticadas em todo o mundo. Muitas vezes, os ciclistas, sobre os pedais de sua bike, passam repetidas vezes pelo mesmo trajeto, mas sempre a experiência é diferente e especial de cada maneira, porque a cada paisagem, um novo olhar é despertado. Muitos amantes dos pedais afirmam que a atividade cura tudo, por isso falam que têm um horário para partir, mas nunca tem um tempo para voltar.

O pinhalense Maciel Galvan, de 32 anos, partiu na quarta-feira (23), rumo a um grande percurso sobre os pedais. Maciel saiu de Pinhalzinho e, em sete dias de viagem, seguindo pela BR 282, passou pela BR 101 e chegou no litoral catarinense.

"Segui até chegar em Tubarão. Depois subi a Serra do Rio do Rastro e retornei sentido a Lages, voltando à Pinhalzinho", disse.

Maciel Galvan, pedalou 1.266.44 km em seu trajeto de ida e volta ao litoral do Estado de Santa Catarina.

"Foi um trajeto difícil, devido às subidas presentes na região Oeste de Santa Catarina. Em muitas vezes passei por um grande calor na região litorânea e no terceiro dia peguei chuva e vento forte. Na Serra do Rio do Rastro, subi até a metade e posei em um hotel que tinha lá, pois a chuva e o vento haviam aumentado muito, tornando o desafio um pouco perigoso. Por isso optei em continuar no dia seguinte, mas a chuva continuava forte. Como eu precisava partir, retornei ao percurso. Até um certo ponto estava tranquilo, mas quando cheguei em um local mais íngreme da serra, a chuva e o vento voltaram a aumentar, fazendo com que a temperatura caísse. Passei muito frio e estava tremendo muito quando acabei de subir, tendo dificuldades de controlar a direção da bike. No caminho, encontrei uma churrascaria, onde o pessoal me acolheu e ofereceram café e uma lareira para me aquecer. Esse momento foi fundamental para me recuperar e voltar ao trajeto", lembrou.

"O que me motiva pedalar é a vontade de sempre aumentar as distâncias. Quem pedala sabe! Eu mesmo comecei pedalando 15 km e aos poucos fui subindo. Gosto de incentivar o esporte, não importa se for correndo, caminhando ou pedalando, o que interessa é fazer algo que fará bem à saúde física e emocional", garantiu.

O pinhalense disse que o esporte exige preparação, porque altas distâncias como a por ele percorrida, não são conquistadas do dia para a noite.

"Eu percorri mais de 1200 km, mas eu pedalo há aproximadamente seis anos. Se começa aos poucos, e de grão em grão, vamos evoluindo e crescendo. O ciclismo exige muita organização na questão de trajetos e objetos que você levará junto e preparação física, em termos de se manter hidratado e bem alimentado", explicou.

O jovem ainda destacou as amizades conquistadas durante o percurso.

"Não só no caminho, mas antes da largada, tive pessoas que me apoiaram financeiramente, com mensagens de apoio e carinho. Tudo isso é fundamental na conquista de uma distância como essa".

Maciel disse que em alguns lugares, já havia conhecido de carro.

"Mas estando de bike, a interação com o lugar e com as pessoas é totalmente diferente e gratificante. É um sentimento de realização muito grande", completou.

Galvan aproveitou a oportunidade para agradecer a todos os amigos que o apoiaram de alguma forma e, em especial, a Life Bike, OdontoTop, rádio Nova FM e jornal Imprensa do Povo.

A experiência vivida por Maciel não é fácil, mas revela sensações inexplicáveis. Se você é uma pessoa aventureira e deseja percorrer grandes caminhos de bike, deve saber que essa atividade exige uma preparação em diversos sentidos. É primordial levar o menos peso possível, apostar em uma roupa comportável, levar protetor solar, treinar e se alongar, levar alguns alimentos e roupas de frio e se manter bem alimentado e hidratado.


Sessão destaca bicentenário do Grande Oriente do Brasil e os 72 anos da Ordem em SC Anterior

Sessão destaca bicentenário do Grande Oriente do Brasil e os 72 anos da Ordem em SC

Alunos da APAE visitam Ametista do Sul Próximo

Alunos da APAE visitam Ametista do Sul

Deixe seu comentário