logo RCN
Saúde

Pinhalzinho continua registrando casos de dengue

  • Ilustração -

Em cinco meses, município lidera lista de casos registrados, com cerca 2,4 mil

Até 21 de maio, Santa Catarina registrou 4,1 mil casos de dengue em 2016, segundo a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive). A transmissão autóctone ocorreu em 25 cidades, mas Pinhalzinho, no Oeste, foi a que registrou o maior número de ocorrências: 2,4 mil. Os casos confirmados de zika vírus chegaram a 38 e os de febre chikungunya foram 48.

Conforme o boletim epidemiológico divulgado pela Dive na terça-feira (24), de 1º de janeiro a 21 de maio foram confirmados 4.199. Desse total, 3.862 são autóctones, com transmissão dentro de Santa Catarina, 251 são importados, com transmissão fora do estado, e 86 ainda não tiveram local de infecção identificado

Segundo a Dive, a transmissão autóctone de dengue ocorreu em 25 municípios: Balneário Camboriú, Bom Jesus, Brusque, Caibi, Chapecó, Coronel Freitas, Descanso, Florianópolis, Guaraciaba, Guatambu, Itajaí, Joinville, Itapema, Itapoá, Maravilha, Modelo, Palmitos, Pinhalzinho, São José do Cedro, São Lourenço do Oeste, São Miguel do Oeste, Saudades, Serra Alta, União do Oeste e Xanxerê.

Pinhalzinho tem o maior número de casos autóctones do estado, 2,4 mil, com uma taxa de incidência de 12.858,4 casos por 100 mil habitantes. Além de Pinhalzinho, Serra Alta possui uma taxa de incidência de 4.49 mil casos por 100 mil habitantes, Bom Jesus 2.835,9 por 100 mil habitantes. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o nível de transmissão é epidêmico quando a taxa de incidência é maior de 300 casos de dengue por 100 mil habitantes.

De acordo com a Dive, foi confirmada uma morte por dengue no estado, de um paciente de 37 anos, residente em Chapecó, no dia 13 de março.

Febre chikungunya

Segundo o boletim da Dive, foram notificados 518 casos suspeitos de febre chikungunya em Santa Catarina. Desses, 48 (9%) foram confirmados, sendo que 46 são importados e dois ainda aguardam a definição do local de infecção.

Zika vírus

Os casos confirmados de zika vírus foram 38. Desse total, 33 são importados, quatro são autóctones, com transmissão dentro de Santa Catarina e um está aguardando definição do local de infecção.

Dos 45 municípios considerados infestados, 38 implantaram a sala de situação municipal. Segundo a Dive, os municípios que passam a ser considerados infestados estão sendo orientados sobre a implantação e a realização de visitas a imóveis de áreas infestadas.

Moradora de SC adota 3 meninas, com Down, paralisia e autismo Anterior

Moradora de SC adota 3 meninas, com Down, paralisia e autismo

Fiesc promove seminário em Pinhalzinho Próximo

Fiesc promove seminário em Pinhalzinho

Deixe seu comentário