logo RCN

Em Foco

Fim das eleições

 

No domingo passado tivemos o fim das eleições municipais 2016, com o segundo turno em cidades acima de 200 mil eleitores. Neste ano tivemos segundo turno em 57 municípios divididos entre 20 estados, Não houve segundo turno nos seguintes estados Acre, Roraima, Tocantins, Piauí, Rio Grande do Norte e Paraíba. Em nove estados, a eleição foi apenas para escolher prefeitos das capitais como em Rondônia, Amazonas, Pará, Amapá, Maranhão, Alagoas, Sergipe, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso.

Em Santa Catarina tivemos três cidades com segundo turno, a capital Florianópolis, Joinville e Blumenau.

 

Fim das eleições II

 

Em Florianópolis Gean Loureiro (PMDB), venceu as eleições sobre Angela Amim (PP), com uma margem muito abaixo do divulgado pelas pesquisas a diferença foi de apenas 1.153 em um total de mais de 220 mil votos validos. Em Blumenau Napoleão Bernardes (PSDB) se reelegeu com 57,76% dos votos validos sobre Jean Kuhlmann (PSD). Em Joinveille maior colégio eleitoral de Santa Catarina Udo Dohler (PMDB) se elegeu com 55,60% dos votos validos, sobre Darci De Matos (PSD).

 

Fim das eleições III

 

E quem se saiu como vencedor das eleições 2016 no Brasil foi o PSDB, onde deu um grande salto passando a governar 34,4 milhões de eleitores a partir de 2017, a soma equivale a 24% do total do eleitorado brasileiro, de 144 milhões. Em seguida aparece o PMDB que embora tenha diminuído sua porcentagem se mantem em segundo colocado com uma soma de 20,6 milhões dos eleitores brasileiros. E em terceiro lugar como o PMDB também diminui aparece o PSB que governara 11,8 milhões. E como era de se esperar o partido com maior diminuição foi o PT de 27 milhões para 4,36 milhões de eleitores somente e no segundo turno não tendo nenhum prefeito eleito.

 

O vitorioso em Santa Catarina

 

Em Santa Catarina o maior vitorioso foi o PMDB, apesar de vir caindo desde 2008 quando já governou 109 municípios, o partido irá governar 100 cidades catarinenses, em segundo lugar aparece o PSD com 61 prefeituras e em terceiro lugar o PP com 46 prefeitos eleitos. E o maior derrotado em Santa Catarina como no Brasil foi o PT, elegendo somente 20 prefeitos.

 

PMDB x PSD

 

E a queda de braço entre PMDB e PSD teve como vencedor o PMDB, deixando assim o presidente do partido o deputado estadual e presidente da Alesc Gelson Merisio de cabelos em pé, pois não conseguiu atingir seu objetivo, que era de eleger seus prefeitos nos maiores colégios eleitorais do estado, Joinville, Blumenau e Florianópolis, assim seu projeto de querer ser candidato a governador em 2018 fica mais complicado. Já o vice-governador Pinho Moreira e o deputado federal e presidente do PMDB  Mauro Mariani estão rindo atoa, pois se reelegeram em Joinville com o Udo, apoiaram o Napoleão em Blumenau e ainda por cima reconquistaram a capital.

 

Aproximação

 

E como no cenário nacional o PSDB se aproximou novamente do PMDB, no estado o PSDB seguiu o mesmo caminho. Agora basta saber o que vai se passar na cabeça do presidente da Alesc, Gelson Merisio, será que ele vai aceitar ser um coadjuvante em 2018, pois os rumores políticos são de Mauro Mariani (PMDB) na cabeça com o deputado Marcos Vieira ou Napoleão Bernardes (PSDB) de vice. Neste cenário se o PSD aceitar a tríplice novamente, uma das vagas ao senado seria do governador Raimuno Colombo, e o Merisio faria o que? Outro cenário seria a aliança entre PSD, PP e PSB contra o PMDB e PSDB, ai o negócio aperta mais ainda. Vamos esperar para ver quem irá assumir a Assembleia Legislativa de Santa Catarina no ano que vem, deste modo já podemos traçar um caminho das coligações no estado para 2018.

Anterior

Em Foco

Em Foco Próximo

Em Foco

Deixe seu comentário